domingo, 19 de junho de 2011

Especialidades

Hoje, domingo, vamos conversar sobre as Especialidades:
Entre todas as palavras sábias de BP, há uma em que ele se refere aos distintivos de especialidade  que diz algo como: 

“Tomar o cuidado para não se tornar um caçador de insígnias”. 

Ou seja, o importante na conquista de distintivos, não é o distintivo, mas sim o conhecimento adquirido e o esforço empregado no caminho até o distintivo. Um troféu sem esforço não vale nada.


As especialidades escoteiras, é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer que gostaria de ter aprendido tal ou qual coisa ou de ter adquirido essa ou aquela habilidade, mas que deixou de fazê-lo porque nunca teve oportunidade ou porque jamais conheceu alguém que o estimulasse naquela direção.

Você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele ou aqueles em que você efetivamente vai querer se especializar, quem sabe até definindo sua futura profissão. Nada mal, não é mesmo?

Portanto, mãos à obra! Aproveite essa oportunidade e circule intensamente pelo fascinante mundo das Especialidades!

No Movimento Escoteiro, os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária. Você decide se quer conquistar Especialidades, da mesma maneira como você também decide qual é o melhor momento pare fazê-lo.

Especialidade de Cozinheiro
Os escotistas de sua Tropa conhecem uma variedade muito grande de assuntos; afinal de contas, eles têm a responsabilidade de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, e isso exige que eles se esforcem por conhecer muitas coisas. Mas nenhum deles é o Dr. Sabe-Tudo, e há de chegar um momento em que você se interessará por uma Especialidade que seja desconhecida para todos eles.

Nada disso impede que você seja atendido em seu desejo de conquistar uma Especialidade. Depois que você manifestar esse desejo, os escotistas saberão encontrar alguém, dentro ou fora do Movimento Escoteiro, que o oriente, como instrutor ou examinador da Especialidade.

As especialidades estão distribuidas em cinco ramos de conhecimento, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CULTURA, DESPORTOS, HABILIDADES ESCOTEIRAS e SERVIÇOS.

Cada uma das especilidades tem um determinado número de requisitos para a sua conquista. E cada uma delas tem 3 graus de evolução. O nivel 1 com fundo amarelo, o nivel 2 com fundo verde e o nivel 3 com fundo grená (vermelho).

Como assim chefe?

Vamos usar como exemplo a especialidade de ARQUEOLOGIA. 
Essa especialidade tem 6 requisitos. 
Apresentando 2 deles, o escoteiro conquista a especialidade em nivel 1. 
Apresentando 4 deles, o escoteiro conquista a especialidade em nivel 2. 
E apresentando todos os 6, o escoteiro conquista a especialidade em nivel 3.

Entendeu?

Claro! Arqueologia é uma especialidade relacionada ao estudo de dinossauros, civilizações antigas e coisas do tipo!

No guia de especialidades existem uma centena de especialidades. Por exemplo, Ciclismo, Cozinha, Acampador, Futebol, Arquitetura, Babá, Vendas, Química, Segurança, Primeiros Socorros entre outras.

Especialidade de Pioneiria 

E agora? Vamos trabalhar?

Nós criamos as condições para que, no futuro, sua voz não se junte à dos que lamentam não terem aprendido alguma coisa ou não terem desenvolvido uma certa habilidade. É sua, a decisão de encarar o desafio das Especialidades! SAPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário